terça-feira, 3 de julho de 2012

Estabilizador... Usar ou não usar?

Enfim... estava na aula, quando derepente meu professor de microcontroladores falou uma coisa ( saindo da matéria por sinal ) referente a fontes com PFC ATIVO.
Uma fonte com PFC ATIVO possui um fator de correção de potência que adianta a corrente em relação a tensão. E consegue trabalhar com tensões diferentes pois possui um chaveamento interno, trabalhando assim com tensão de 90V até 264V.
Bom... mais vou resumir o meu entendimento sobre essa matéria senão vou escrever até amanhã aqui.
O seu querido estabilizador, quando ele " estala " ele estabiliza a tensão para que não chegue em undervoltage ou overvoltage até o seu pc.
Até ai tudo bem... o problema é que...  a cada " estalo " da fonte, existe um atraso na tensão entregue a fonte, em alguns milisegundos.
Esses milisegundos, danficam a fonte do seu pc, esse é o primeiro item ruim de usar um estabilizador.
Segundo item ruim de usar um estabilizador num pc com fonte de PFC ATIVO: Volt Ampere!
Você ja conferiu quanto exatamente seu pc consome de energia elétrica? ( aqui um bom site pra calcular isso : http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp )
Então... se você ja conferiu, agora falta vc olhar seu estabilizador e ver quantos VA ele tem.
Vamos dar um exemplo do meu pc.
Eu estava usando um estabilizador de 300VA com um pc com consumo de 500W em média.
Pois bem, para saber a potência, ou força de trabalho que esse estabilizador consegue fornecer, temos que usar um simples calculo que é : I = 0,7 * VA.
No meu caso vai dar, 210W.... ou seja, meu estabilizador consegue entregar  210W ¬¬.
Ele estava trabalhando muito acima do que foi projetado e com certeza estava matando minha fonte com os atrasos da tensão. E finalmente descobri porque ja queimei 3 fusiveis do estabilizador em 1 ano ¬¬.
Solução :
Ligar o pc num filtro de linha, e do filtro na tomada, NÃO USE ESTABILIZADOR.
Aí você vai vir e me dizer.... mais eu sempre usei... e nunca deu problema :)
Sim, você sempre usou e nunca deu problema, pq você usou em máquinas antigas com fonte sem PFC ATIVO, se a fonte não possuir esse sistema, vc DEVE usar um estabilizador, se sua fonte tiver PFC ATIVO, vc não deve usar, pq sua fonte faz o trabalho de um estabilizador e com muita superioridade por sinal, pq ela trabalha entre 90 e 264V coisa q nem se estabilizador consegue.
Para testes, eu peguei meu multimetro e medi a tensão de dia ( aqui deu 124 / 125 V ) e de noite na hora q estavam todas as luzes acesas e meu pai foi tomar banho. Nessa hora, deu aquela queda tipica que enfraquece as lâmpadas, ai corri pegar meu multimetro e coloquei na tomada pra ver.
Estava com 118V.... ou seja, pra chegar nos 90V minimos que uma fonte com PFC ATIVO suporta, tem chão... e detalhe, caso ela chegasse, tem relatos na internet de cara ligando fonte com PFC ATIVO com tensão de até 40V... mais mesmo q chegasse a uma quantia muito pequena, a maioria das fontes descentes tem um sistema que se chama OVP ( overvoltage protection ) e UVP ( undervoltage protection ),  que fazem que seu pc DESLIGUE, se a tensão for muito abaixo, ou muito acima do especificicado.
O seu pc funciona por pulsos elétricos, quantos mais pulsos, maior a velocidade, se você não fornece a energia na velocidade e com a qualidade ideal, pode esperar uma diminuição de velocidade do pc.
Ah... outra coisa... se tiver uma tomada 220V, de preferência em ligar o pc nela ok?

Então é isso pessoal... bora tirar esse estabilizador dai ( se usar fonte com pfc ativo ).
Abraços.

att: Guilherme

2 comentários:

  1. Pra quem quiser, pode consultar nesse site nacional que é bem conhecido, eles fizeram uma matéria sobre isso : http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/259629-fonte-com-pfc-ativo-matando-cobra.html

    ResponderExcluir